Histórico

Os Laboratórios que constituem o Condomínio de Laboratórios Multiusuários em Parasitologia são espaços que se modernizaram com a chegada de novos equipamentos provenientes de projetos e parcerias estabelecidos pelos professores de Parasitologia do Departamento de Morfologia (DMO) da Universidade Federal de Sergipe.

O Laboratório de Genética Molecular de Parasitos e Vetores foi fundado em 2014, em espaço cedido pelo DMO para tal fim. Nesse período de tempo, o laboratório tem auxiliado o desenvolvimento de trabalhos que envolvam estudos genéticos e moleculares de parasitos e vetores, principalmente aqueles desenvolvidos por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária.

O Laboratório de Entomologia e Parasitologia Tropical (LEPaT), antes denominado Laboratório de Parasitologia, teve suas atividades iniciadas em 2006, com a aprovação do PPSUS naquele ano. Com a chegada de novos professores e a aprovação de novos projetos, o laboratório tem se modernizado, visando contemplar as três áreas da parasitologia: protozoologia, helmintologia e entomologia. Atualmente, o LEPaT conta com quatro professores e diversos alunos de graduação e pós-graduação.

O Insetário, localizado ao lado do Laboratório de Entomologia e Parasitologia Tropical, no DMO, foi fundado em 2007 e, desde então, tem auxiliado diversos pesquisadores (Farmácia, Química, Morfologia, entre outros) que necessitam de Aedes aegypti para seus experimentos. Seu acesso é restrito aos pesquisadores cadastrados, devido ao risco biológico inerente à sua manutenção.