O Condomínio de Laboratórios de Neurociência Molecular de Sergipe pretende oferecer um ambiente de trabalho com todas as condições necessárias para o desenvolvimento de boas práticas durante a investigação científica. Embora possua  uma infraestrutura adequada, se faz necessário que sejam tomadas precauções para evitar acidentes e até mesmo desastres.Todos os frequentadores do LaNMSE devem ter responsabilidade no seu trabalho e evitar atitudes que possam acarretar acidentes e possíveis danos para si e para os demais. Deve ainda prestar atenção à sua volta e prevenir-se contra perigos que possam surgir do trabalho de outros, assim como do seu próprio. Os acidentes resultam normalmente de uma atitude indiferente dos utilizadores, da ausência de trabalho em equipe, da falha no cumprimento das instruções de manuseio e segurança ou da pressa excessiva na obtenção de resultados. Os acidentes podem ser evitados, ou pelo menos terem as consequências minimizadas, desde que sejam tomadas as devidas precauções.

Regras Básicas de Segurança

  1. Seguir cuidadosamente as regras e normas de segurança presentes neste manual referentes à manipulação de reagentes e de equipamentos, obedecendo a sinalização de emergência, de aviso, de segurança, de proibição e de obrigação;
  2. Conhecer perfeitamente a localização e funcionamento de todo o equipamento de emergência localizado no LaNMSE e no DMO, nomeadamente Extintores, Bocas-de-incêndio, fontes lava-olhos, chuveiros de emergência e telefones (números de emergência) da telefonista, dos bombeiros e do hospital;
  3. Antes de qualquer trabalho laboratorial, o operador deve estar informado sobre os riscos dos produtos químicos e dos equipamentos a utilizar, bem como conhecer as precauções de segurança e os procedimentos de emergência a ter em caso de acidente, para se proteger dos possíveis riscos;
  4. No início das atividades de cada pessoa no laboratório é obrigatório para a mesma o conhecimentos dessas normas descritas neste artigo, bem como assinar a declaração de responsabilidade;
  5. Não trabalhe em laboratório com lentes de contacto, pois podem absorver produtos químicos e causar lesões nos olhos;
  6. Não use relógios, pulseiras, anéis ou qualquer ornamento durante o trabalho no laboratório;
  7. Não trabalhe com os cabelos soltos, amarre-os;
  8. Caminhe com atenção e nunca corra no laboratório;
  9. Utilize os aparelhos só depois de ter lido e compreendido, as respectivas instruções de manuseamento e segurança;
  10. Tome conhecimento das propriedades físicas e da toxicidade dos reagentes antes de iniciar uma experiência;
  11. Nunca pipete com a boca. Use pipetadores em qualquer circunstância que necessitar pipetar;
  12. Não leve a mão à boca ou aos olhos quando estiver a manusear produtos químicos;
  13. Nunca deixe frascos de reagentes abertos;
  14. Nunca deixe frascos contendo reagentes inflamáveis próximos de uma chama;
  15. Nunca aqueça um recipiente fechado;
  16. Sempre que efetuar uma diluição de um ácido concentrado, adicione lentamente e sob agitação o ácido sobre a água, nunca o contrário;
  17. Ao aquecer um tubo de ensaio contendo qualquer substância, nunca volte a extremidade aberta do tubo na sua direção ou na de outra pessoa próxima;
  18. Ao testar o odor de um produto químico, desloque os vapores que se desprendem do frasco com as mãos, na sua direção. Nunca coloque o frasco sobre o nariz. Tenha em atenção que este teste nem sempre pode ser feito;
  19. Todos os usuários do LaNMSE devem organizar seus protocolos de laboratório em documentos em alguma nuvem, como o google docs e ou dropbox;
  20. A utilização de qualquer material que venha a prejudicar, causar incômodo, colocar em perigo a vida ou a saúde dos usuários no laboratório, deverá ser discutida ou comunicada ao responsável do laboratório, o qual sugerirá e/ou autorizará o evento sob certas condições como avisos, precauções, horário em que deve ser feito, etc;
  21. No laboratório todos os recipientes que contenham produtos devem estar devidamente rotulados com uma clara identificação e as soluções devem apresentar data de preparação, validade e o nome do analista que as preparou;
  22. No laboratório não devem ser utilizadas vidrarias trincadas, lascadas ou quebradas. Quando existam devem ser eliminadas, dando baixa deste material;
  23. Cada bancada de laboratório poderá conter um número máximo de alunos, fixado pelo responsável do laboratório, de acordo com as características da sala, o qual deverá ser respeitado e tido em consideração aquando da formação das turmas pelos Serviços Académicos;
  24. Qualquer dano ou defeito do equipamento, com necessidade de reparação deverá ser comunicado imediatamente ao responsável do laboratório;
  25. É obrigatório a utilização de equipamentos de proteção a serem utilizados durante permanência no laboratório jaleco, sapato fechado e luvas;
  26. Não manipular objetos de uso coletivo como, por exemplo, maçanetas e telefone, enquanto estiver usando luvas;
  27. Use os óculos protetores de olhos quando desenvolver trabalhos cujos procedimentos aconselhem a sua utilização;
  28. Utilize cabine de segurança biológica sempre que manipular materiais que precisem de proteção contra contaminação;
  29. Identifique suas soluções, mesmo que for utilizá-las  imediatamente após o preparo das mesmas;
  30. O operador deve ter por hábito planejar o trabalho que vai realizar, pois só assim o poderá executar com segurança;
  31. É obrigatória a realização de treinamento prévio para realizar qualquer procedimento e ou manipulação de equipamento no laboratório;
  32. Siga corretamente o protocolo experimental e não improvise, pois improvisações podem causar acidentes;
  33. Tenha presente que todas as substâncias são tóxicas, dependendo da sua concentração;
  34. Nunca confie no aspecto de um produto, procure conhecer as suas propriedades para manipulá-la;
  35. Evite qualquer contato dos reagentes com a pele;
  36. Não despeje material insolúvel nas pias de lavagem (sílica, carvão ativo, etc.). Use um frasco de resíduos apropriado;
  37. Findo o seu trabalho experimental ou ao ir embora do laboratório, verifique, se as torneiras de água e de gás se encontram fechadas e se os aparelhos elétricos foram devidamente desligados (double check);
  38. Em caso de acidente, por mais insignificante que pareça, comunique imediatamente ao professor ou ao técnico do laboratório;
  39. Em caso de acidente (por contato ou ingestão de produtos químicos) procure o médico indicando o produto utilizado;
  40. Se num acidente atingir os olhos com um produto químico, deve abrir bem as pálpebras e lavar com bastante água. Atingindo outras partes do corpo, deve retirar a roupa impregnada e lavar a pele com bastante água;
  41. As superfícies de trabalho precisam ser desinfetadas sempre antes e depois do uso e especialmente após a ocorrência de respingos ou qualquer outro tipo de contaminação;
  42. Dê o destino adequado para cada modalidade de resíduo (maravalha, pérfuro - cortante e lixo biológico) embalando-o de maneira correta e colocando nos recipientes adequados;
  43. Nunca altere os timers que controlam o ciclo de claro e escuro nas salas de estudo de 12/12h (claro: 6 às 18h; escuro: 18 às 6h).  
  44. As máquinas de ar condicionado nas salas onde são mantidos os animais devem  permanecer em 22 graus Celsius;
  45. Todas as caixas de animais devem ser identificadas com o nome do responsável, sexo dos animais, quantidade e demais anotações que o responsável achar necessário;
  46. A limpeza das caixas de animais devem ser realizadas três vezes por semana (Segundas, Quartas e Sextas) das 16 horas às 17:30 horas;
  47. Os animais devem ser manuseados cuidadosamente a fim de evitar ao máximo estressá-los durante os procedimentos experimentais;
  48. Bancadas e mesas devem ser limpas com álcool 70%. O chão deve ser varrido e a sujeira jogada em lixo comum. Não molhe o chão e nem passe desinfetante ou água sanitária. Remova a poeira dos equipamentos com flanela seca.
  49. Os animais devem ser colocados em caixas limpas, com maravalha nova. Deve-se trocar a água da “mamadeira” e repor a comida. Após a troca da água, a “mamadeira” deve ser lavada, secada e reposta na caixa em que estava. Após a realização da limpeza das caixas, as mesmas devem ser secadas com panos e armazenadas na sala onde ficam os animais. Não é permitido deixar as caixas secando. O pano utilizado na secagem das caixas deve ser lavado sempre após seu uso. A maravalha suja deve ser jogada separadamente no tonel de lixo infectante do DMO. Na ausência deste, utilizar o tonel de lixo orgânico do mesmo departamento.